Quando o assunto é gravidez logo pensamos na figura materna, mas devemos nos lembrar que durante esse período a figura paterna também desempenha um papel muito importante. O pai assim como a mãe precisa vivenciar a rotina com o bebê, amá-lo, embalá-lo, tocá-lo e segurá-lo, pois com isso cria-se a oportunidade de estreitar os vínculos afetivos entre pai e filho.
Um exemplo disso é o professor de enfermagem, Marcos Antonio Mendonça Melo, 36, pai de um bebê de um mês e meio de idade que obteve na Justiça uma licença-paternidade equivalente à licença-maternidade.
Marcos buscou na Justiça o direito de receber licença-paternidade para cuidar sozinho da criança. A decisão do juiz Rafael Margalho prevê, de forma inédita, que o pai se afaste por quatro meses e receba o salário, garantido pelo INSS.
Sozinho o professor montou todo o enxoval e arrumou a bolsa para levar à maternidade. Como o pai, morador de Campinas, não possuía parentes para ajudar com os primeiros cuidados, e a guarda do filho já havia sido dado ao professor, o juiz achou razoável que ele tivesse os mesmos direitos de uma mãe comum.
- Não existe previsão legal para a concessão do salário paternidade. Porém, diante das circunstâncias do caso concreto, a Defensoria Pública da União de Campinas entendeu razoável o pedido, e entrou com uma ação contra o INSS para que concedesse a remuneração necessária durante o período – disse a defensora pública Fernanda Serrano Zanetti à EPTV.
O programa Mães de Minas se propõe a ampliar os cuidados com as gestantes, mas também com a criança e sua família, afinal a chegada de um filho é um acontecimento único na vida de mulheres e homens.

http://www.maesdeminas.com.br/novidades-do-projeto-maes-de-minas