domingo, 26 de agosto de 2012

Caravana Mães de Minas chega à Uberlândia:

A Caravana Mães de Minas está em Uberlândia e desde a manhã desta sexta feira (24.08) está atendendo às famílias das gestantes e mães com filhos até um ano de idade do município e da região.  A Caravana conta com uma série de atividades e oficinas gratuitas voltadas para este público alvo e também para os pais, familiares, profissionais e estudantes da área da Saúde. Serão diversas oficinas e momentos de sensibilização que abordarão a qualidade de vida das gestantes e dos recém-nascidos.
A Caravana é parte integrante do Programa Mães de Minas, um projeto da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, que tem como finalidade oferecer atenção integral às mulheres e aos recém-nascidos e, assim, reduzir as taxas de mortalidade materna infantil em todo o estado.  Uberlândia é a 10ª cidade de Minas contemplada com a ação.
Na opinião da estudante Fernanda Almeida Sampaio Oliveira, que está com 25 semanas de gestação, o aprendizado é o carro chefe do evento. “A gente aprende como dar banho no bebê, trocar as fraldas e os cuidados quanto à alimentação nos primeiros meses de vida.” O que encantou mais o futuro pai, o policial militar Luiz Vinícius Moura de Oliveira, foi o Túnel da Vida. “Saber como são as reações a cada mês da gestação serve como entender o processo de construção da vida”, ressaltou Vinícius.
Para a educadora Jaqueline Pacheco, que ministra aulas na Universidade do Triângulo, na disciplina de pediatria e neonatologia, e que está orientando suas alunas e as gestantes sobre a higiene com o bebê e cuidados com o coto umbelical  aqui na Caravana, eventos desta natureza são muito importantes. “São válidos para a orientação não só das gestantes e os bebês, mas também para os familiares, como pais que aprendem os cuidados com os recém nascidos para futuro auxílio das mamães”, completou.
Para a mestra em odontopediatria Beatriz Perfeito de Melo, do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, este evento é bastante inovador: “As informações direcionadas às gestantes são de suma importância, e elas estão ávidas por conhecimentos, principalmente as de primeira viagem, porque é um momento de mudança e elas querem o melhor para seus filhos. A estrutura oferecida é excelente e o ambiente ajuda bastante no direcionamento das várias atividades, que estimula a curiosidade das futuras e atuais mamães, preparando-as para diminuir as dúvidas que possam surgir quanto aos cuidados com os bebês”, finalizou. A Caravana Mães de Minas fica em Uberlândia até domingo, 26 de agosto.

Patos de Minas receberá oficina para formação de multiplicadores do Mães de Minas 

O município de Patos de Minas, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, recebe na próxima segunda-feira (27/08) a Oficina de Mobilização Mães de Minas. Uma das frentes de ação do Projeto Mães de Minas, para redução da mortalidade materna e infantil, a oficina tem por objetivo capacitar cerca de 50 participantes para se tornarem multiplicadores da causa. O evento ocorrerá de 09h às 14h, no auditório do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) – Rua Major Gote, nº 808, Centro.
 O público convidado integra membros do Comitê em Defesa da Vida (CDV), conselheiros municipais de saúde e agentes comunitários. A oficina será divida em duas etapas, teórica e prática. Na primeira parte, serão abordados os conceitos da mobilização social, definições de públicos, planos estratégicos de ação e temáticas concernentes à saúde da mulher e da criança. Na parte prática, os participantes terão a oportunidade de construírem, em conjunto, o esboço de um diagnóstico local participativo, para levantarem os principais problemas, desafios e soluções para a redução da mortalidade materna e infantil na cidade.
 A Oficina de Mobilização Mães de Minas em Patos de Minas será a quarta de uma série que visitará mais nove municípios mineiros até o final de setembro: Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Passos , Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha. As regionais de Belo Horizonte, Diamantina e Montes Claros já foram capacitadas.

Mães de Minas
O Projeto Mães de Minas foi lançado em agosto de 2011 com o objetivo de garantir atenção integral à saúde de gestantes, desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. Em Minas Gerais, a taxa de mortalidade infantil no ano de 2010 foi de 13,08 óbitos infantis por mil crianças nascidas vivas, uma redução de quase 40% em relação à taxa do ano de 2000. Por isso, o Projeto Mães de Minas tem como principal meta o fortalecimento de iniciativas que viabilizem ainda mais a redução da mortalidade materna e infantil.

1 comentários:

Puxa vida, que legal esse projeto, fiquei muito interessada. Obrigada ao Mulher Uberaba por nos manterem sempre bem informadas. Sou mãe e estou de olho nas novidades da Página Mães e Filhos. Beijos a todos! Meu nome é Maria Luisa, moro no Leblon - Uberaba.