domingo, 26 de agosto de 2012

O que é Dia V?

O DIA V é o grande marco do voluntariado ativo e transformador. É o momento de lançar iniciativas, de envolver voluntários, de sair às ruas e mostrar a força da solidariedade e de comemorar resultados. Um dia de cidadania que cria oportunidades de encontro, de conhecimento, de descobertas, de mudanças. O Dia do Voluntariado é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG desde 2001. A cada ano mais pessoas, empresas, ONGs, governo e sociedade abraçam o trabalho voluntário e mostram vontade de fazer a diferença. Na primeira edição do DIA V, mais de 11 mil voluntários distribuídos em 44 cidades participaram das atividades. Em 2011, esse número saltou para 60 mil pessoas que promoveram 3.740 ações em 152 cidades.



 Dia V 2012 - 26 de agosto     
"Mostre o seu lado voluntário".





Algumas pessoas nos perguntam como fazer para separar o trabalho voluntário do trabalho profissional quando as ações são mobilizadas pela empresa. Essa pergunta é muito importante porque algumas vezes elas se confundem mesmo.

Para que o DIA V aconteça, é preciso que algumas pessoas se dediquem a planejar as ações, mobilizar voluntários, buscar parceiros... tudo isso pode ser feito durante o horário de trabalho se a empresa assim definir, e nesse caso, pode haver delimitação de tarefas e até de tempo. Mas as ações do DIA V devem ser feitas respeitando a vontade e a disponibilidade de cada um.

Vamos ver um exemplo:
Uma empresa resolve fazer um mutirão de reforma de uma creche:
Os empregados formam um comitê, escolhem uma instituição, fazem uma visita e identificam a demanda, organizam a campanha e começam a arrecadar materiais e mobilizar voluntários. Se for necessário um profissional de reforma para conduzir o trabalho, e não houver nenhum voluntário com esse conhecimento, a empresa pode optar por contratar um ou convocar um profissional da empresa com essa função, dentro do horário de trabalho ou remunerando as horas adicionais.
Assim:
• quem é convocado estará trabalhando;
• quem é voluntário vai por sua própria vontade.

Ou seja,

Voluntariado é livre. Conseguir mobilizar as pessoas para uma ação social, comunitária ou ambiental é uma vitória para todos. É uma conquista para quem mobiliza e uma experiência única para quem é voluntário. Além disso, se uma empresa quiser convocar 10 empregados para trabalhar num domingo provavelmente conseguirá no máximo 10 (e insatisfeitos), mas se convidar 10 para uma boa causa, certamente conseguirá pelo menos 20, pois aqueles que aceitarem estarão tão motivados que trarão parentes e amigos para essa grande festa de solidariedade.

1 comentários:

Pessoal, essa matéria foi muito legal, já falei no meu trabalho para bolarmos alguma coisa. Adoro participar de campanhas assim.

mandei e-mail solicitando mais informações.

Obrigada,

Karla Karoline