Conheça a prática de yoga:
Concentração
Voltando a atenção para a respiração, você se desliga das preocupações, se interioriza e entra em contato com o bebê. Conscientiza-se do milagre que está acontecendo no seu corpo, no ser perfeito que está sendo gerado em seu útero. Você entra em seu estado yogi interior, parte para uma viagem ao auto-conhecimento e descobre um paraíso dentro de você.
Pratique
Sente-se com as pernas cruzadas, a coluna ereta, apóie as mãos sobre os joelhos, olhos fechados, volte a atenção para a respiração. Sinta o ar entrando pelas narinas, preenchendo os pulmões, indo ao coração e partindo para todo o corpo. Visualize que ao inspirar você leva o prana, mini-partículas de luz brilhante, para todo o seu corpo e do bebê, revitalizando todas as células. Pratique por alguns minutos.
Pranayamas
Pranayama é o nome dado às técnicas de respiração, que constituem uma das vertentes centrais do yoga. Prana é a energia vital do universo, presente em todas as formas de vida. Ao respirar você leva o prana para todo o seu corpo, revitalizando todas as células do seu corpo e do bebê. Quanto melhor você respirar, mais energia você terá, maior resistência ao cansaço e um sono mais profundo e reparador. A respiração é a sua melhor amiga, você pode controlar a ansiedade, a raiva, o medo, através de uma respiração profunda e tranqüila.
Pratique
Sentada, pernas cruzadas, coluna ereta, ombros descontraídos, inspire contando até três e solte o ar contando até seis. Quando você expira mais longo do que inspira você relaxa o corpo e a mente.
Ásanas
Ásanas são posturas destinadas a tornar o corpo, a mente e o espírito saudável, flexível e forte. Durante a gestação não é permitido praticar todos os ásanas, por isso, é muito importante praticar com um profissional especializado em gestante. A gestante precisa dar ênfase às posturas que fortaleçam a musculatura, inclusive a pélvica, flexibilize a coluna, equilibre o sistema endócrino, as emoções e a prepare para o parto.
Pratique
Agachamento: Em pé, encoste a coluna na parede, deixe as pernas afastadas na largura dos quadris, pés e joelhos apontados para fora. Inspire bem profundo e ao expirar desça lentamente, utilizando a parede como apoio para coluna, una as mãos na frente do peito, os cotovelos empurram os joelhos para fora. Contraia o glúteo e toda a musculatura pélvica. Permaneça enquanto se sentir confortável. Para subir, empurre a parede com uma das mãos, a outra apoiada na frente entre as pernas, abaixe a cabeça, e desenrole devagar.
Meditação e Yoganidra
Meditação é o ato de cultivar o silencio interior e a serenidade. A prática regular e duradoura da meditação nos põe em contato com a parte mais profunda de nós mesmos, acalmando o turbilhão de pensamentos e emoções do dia a dia.
O Yoganidra, o sono do Yoga, é um estado de consciência entre o sono profundo e a meditação. Neste estado de descontração a gestante entra em contato com o bebê, acompanha o seu desenvolvimento, cria um vinculo de amor e prepara a si e a seu filho para o momento do parto.
O resultado é o nascimento de um bebê tranqüilo e um adulto seguro, ciente de sua potencialidade! Pratique Deite-se na postura mais confortável, de forma que você possa permanecer imóvel por alguns minutos. A imobilidade é que permitirá um relaxamento mais profundo. Volte a atenção para a respiração.
Comece a sentir sua respiração como uma onda dourada, concentrada em seu abdômen e tórax, essa onda desce por suas pernas e pés, comece a sentir essa onda massageando suas costas, relaxe o pescoço e rosto.
Sinta todo o seu corpo como uma onda dourada, e essa onda começa a massagear o corpo do bebê. Comece a preparar o bebê para o momento do parto. Explique que quando começarem as contrações é sinal de que chegou a hora de seu nascimento, e o bebê vai utilizar toda a força acumulada nos 9 meses de gestação para a sua primeira aventura, passar pelo canal de parto e vir ao seu encontro!
Visualize o bebê em seus braços, transmita todo o seu amor, a honra que você sente em ser sua mãe, em poder guiar, alimentar, respeitar o seu filho. Visualize o bebê em seus braços, transmita todo o seu amor, a honra que você sente em ser sua mãe, em poder guiar, alimentar, respeitar o seu filho. Visualize o seu marido ao seu lado e passe o bebê ao seu colo, o pai transmite todo o amor ao bebê, e a honra que sente em ser seu pai, em poder guiar, alimentar, respeitar o seu filho. Visualize uma chuva de benção caindo sobre vocês, integrando a família, fortalecendo os vínculos de amor, respeito e companheirismo.
Comece a respirar mais profundo e vem voltando a consciência para o seu corpo, sentindo o contato com o chão, vem mexendo as extremidades, passando a língua nos lábios, sentindo o gosto, e com movimentos bem lentos vire-se de lado e vem se sentando, deixando as pernas cruzadas, coluna ereta, permaneça por alguns minutos apenas observando sua respiração. Namaste!
Comece a respirar mais profundo e vem voltando a consciência para o seu corpo, sentindo o contato com o chão, vem mexendo as extremidades, passando a língua nos lábios, sentindo o gosto, e com movimentos bem lentos vire-se de lado e vem se sentando, deixando as pernas cruzadas, coluna ereta, permaneça por alguns minutos apenas observando sua respiração. Namaste!
0 comentários:
Postar um comentário