quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estresse: saiba como lidar com ele.


Estresse: saiba como lidar com ele.

Por Karina Andreatta

Superar o estresse é mais difícil do que parece, mas pode ajudar a conquistar o equilíbrio que você precisa.


Estresse foi durante muito tempo uma palavra associada a baixo desempenho profissional e problemas no trabalho. Não é mais. Existe o estresse positivo, fundamental para bons resultados profissionais e até pessoais, bem diferente do estresse tóxico, que revela estruturas de trabalho doentes, aumenta o número de faltas e reduz a produtividade. O estresse positivo e a ansiedade moderada que ele produz garantem uma performance mais apropriada ao funcionamento das organizações.

A gestão das organizações normalmente relega a um segundo plano a necessidade de um ambiente saudável, classificando o mal-estar como um problema exclusivo do colaborador. No entanto, empresas mais esclarecidas já corrigem esse viés, pois sabem que a performance do funcionário afeta diretamente os resultados corporativos e a competência dos colaboradores passa a ser reconhecida como o ativo principal da empresa.

Quer mudar? Acompanhe 9 estratégias de sucesso para superar o estresse:

1. Tenha autocompaixão: Não confunda sentir autocompaixão com ter pena de si mesmo. Na verdade, isso significa apenas que você não deve ser tão duro consigo mesmo quando falhar. Pare de se cobrar a perfeição. Por mais que você queira alcançá-la, essa é uma tarefa muito complicada. Contente-se em ser o melhor que você puder.

2. Olhe o contexto geral: Pensar em uma tarefa específica pode ser bastante estressante por diversos motivos. Você passa tempo demais focado na mesma coisa e começa a perder referências externas. Se você se mantiver conectado aos objetivos gerais, será mais fácil lidar com as tarefas pequenas.

3. Confie na rotina: Embora pareça entediante, a rotina pode garantir momentos de relaxamento para você. Isso acontece porque qualquer decisão que precise ser tomada – desde as mais complicadas até as mais simples – criam um estado de tensão na sua mente, o que causa o estresse. Já com a rotina, você consegue se colocar “no automático”, ou seja, fazer as coisas porque está habituado.

4. Faça algo que considera interessante: Você não pode se concentrar apenas nos problemas, isso vai destruir a sua sanidade mental. Por isso, reserve algum tempo do seu dia para fazer algo que você considera interessante. Não precisa ser, necessariamente, algo divertido ou relaxante, apenas algo que desperte o seu interesse. Esse tempo desligado dos problemas vai ajudá-lo a manter o equilíbrio.

5. Especifique sua lista de tarefas: Por mais que você se considere capaz de definir prioridades e colocá-las em prática, deixar a lista de tarefas muito “generalizada” vai atrapalhar o seu trabalho, ainda que você não perceba. Portanto, uma boa saída é ser tão específico quanto você puder. Coloque datas e horários para os seus compromissos, deixe claro quais são os passos de cada uma das tarefas a serem realizadas.

6. Pense “e se”: É claro que manter o pensamento positivo é fundamental para superar o estresse, mas em alguns momentos pode ser útil olhar para os seus planos e perguntar “e se”. Embora pareça um pensamento desnecessário, analisar as coisas sob essa perspectiva pode mostrar a você em que pontos você está pecando. Tendo consciência dos seus erros fica mais fácil corrigi-los sem se estressar.

7. Pense em progresso, não em perfeição: De nada vai adiantar tentar alcançar a perfeição. Lembre-se de que embora você se aproxime dela, o fato de não conseguir alcançá-la pode ser muito frustrante. Por isso, uma boa estratégia é pensar em progresso. Estabeleça metas e objetivos que signifiquem progresso na sua vida. Isso vai fazer com que você se sinta satisfeito.

8. Pense no que já conquistou: Assim como pensar no progresso ajuda a eliminar o estresse, olhar para trás e analisar tudo que você já conquistou também pode ser uma ótima saída. Dessa maneira você se sente motivado a seguir adiante, pensando em quantas coisas mais ainda pode conquistar.

9. Saiba quando escolher otimismo e pessimismo: O otimismo é uma característica muito positiva, mas em alguns casos pode atrapalhar o seu desempenho. Algumas vezes, uma dose de pessimismo pode trazer você de volta para a realidade e fazer com que você se esforce ainda mais para alcançar o que quer. Você só precisa saber qual é a hora exata de optar entre um e outro.


Um grande abraço para todos!

Karina Andreatta

0 comentários: