quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Você está no peso ideal?


Olá queridas leitoras do Mulher Uberaba. Aproveitando a matéria da TV integração da qual eu e a Dra. Fernanda Magalhães participamos, falando de Obesidade e IMC, resolvi fazer um artigo sobre esse índice de Quetelet (foi o pesquisador que o criou) ou famosamente conhecido como IMC. Esse índice é encontrado quando dividimos o nosso peso pela nossa altura ao quadrado – como assim? 

Vou dar um exemplo:
Peso: 80 kg
Altura: 1,68 m
Vocês vão pegar a altura e multiplicar duas vezes-1,68x1,68
Dando um resultado de 2,82 – com este resultado em mãos vocês vão pegar o peso, no caso aqui do nosso exemplo, 80kg e dividir por este resultado da multiplicação da altura.
Então segue a nossa conta: IMC ­ igual peso dividido pela altura ao quadrado
80/2,82 e achamos o resultado de 28,3 kg/m
Com este resultado em mãos vamos buscar na tabela de referencia em que status nos encaixamos:
No caso do nosso exemplo em que o índice deu 28,3 podemos dizer que o paciente esta acima do peso.
E um método simples já que só necessita de ter uma balança e um estadiômetro e é considerado um parâmetro de saúde para população geral, entretanto tem algumas desvantagens já que este método não considera a composição corporal como um todo. Por exemplo um homem musculoso pode ser considerado obeso e não ter percentagem de gordura tão alta. `Por este motivo é sempre importante realizar outras avaliações como circunferência da cintura, pregas cutâneas, circunferências corporais como de braço, perna, tórax e outras, e com esta analise em mãos poder planejar o cuidado com a saúde.
Portanto, o INDICE DE MASSA CORPORAL é um bom começo para sabermos se estamos saudáveis ou não, mas é apenas o primeiro passo.
E você vai seguir o passo 2,3,4,5,6,7,8....

Abraços,

Amely Degraf Terra

5 comentários:

Hum,eu estou acima do peso.O que fazer Amely?

Juliana Campos Oliveira

Amely, bom dia.
Adorei a sua matéria, estou acima do peso, mas nunca fui uma pessoa magra. Como saber qual o meu peso ideal?

Obrigada pela atenção,

Aline

Queridas leitoras,a nutricionista Amely Degraf responderá a todas as perguntas nos comentários abaixo.

Abraços,

Equipe Mulher Uberaba

Oi Aline e Juliana

Obrigada pelos comentários ao nosso blog Mulher Uberaba Fico muito grata
Antes de mais nada como próprio post diz o peso ideal deve ser analisado muito mais que uma simples conta matematica.O correto seria que vocês procurassem um nutricionista para fazer uma avaliação e poderem com essa análise verem o que podem fazer para melhorar. Se quiserem conversar comigo melhor me adicionem no facebook amely degraf terra ou me mandem um email
amelydegraf@netsite.com.br
abraços e muito obrigada
amely

Amely, eu vou entrar em contato,acho interessante esse cuidado, quero saber qual seria meu peso ideal,estou bem acimado peso que gostaria de ter. Vou te adicionar no face, se não se importar.

Ana Paula Oliveira