segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Outubro Rosa - Amely Degraf Terra


ATIVIDADE FÍSICA COMO PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA



Aproveitando a campanha OUTUBRO ROSA – prevenção do câncer de mama, resolvemos falar de todos as dicas para prevenção, já que não só exames previnem e sim hábitos de vida como atividade física, alimentação e comportamento. Há algumas décadas, exercitar-se era tarefa de atletas. Com a chegada dos anos 80, houve o boom das academias de ginástica, cujo enfoque principal era beleza e auto-estima. No século 21, praticar uma atividade física regular é opção de quem está atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e diversas doenças – inclusive o câncer. Por isso varias campanhas contra câncer de mama são feitas por instituições com corridas, voltas ciclísticas etc. Vários estudos apontam relação entre atividade física regular e diminuição do risco de tumores colo-retal, de mama, de próstata e de pulmão. Embora esse seja um campo que demande investigações aprofundadas e complementares, é inquestionável a associação da prática esportiva ao reforço do sistema imunológico.

Um estudo realizado com 100 mil mulheres francesas, divulgado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), revelou que a prática regular de um esporte também previne o câncer de mama nas mulheres. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%.
É tão serio que o sedentarismo é considerado um dos fatores de risco de varias doenças, não só câncer.

De acordo com Gustavo Delfino assunção Personal trainner especializado em treinamento a Organização Mundial da Saúde (OMS), no documento novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física, a instituição afirma que cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos, pelo menos, 1 hora e meia por semana.

Em todo o mundo, 31% da população não praticam nenhuma atividade física, tornando o sedentarismo um dos principais fatores de risco para se contrair câncer, perdendo apenas para a pressão alta, tabaco e excesso de glicose no sangue.

Então meninas, mulheres e moças vamos correr, malhar, nadar, dançar, caminhar contra o câncer de mama!!!!

3 comentários:

É isso ai amigas do Mulher Uberaba, vamos nos cuidar, eu tb vou tirar um dia ROSA pra mim.

Beijos

Carol Saldanha

Verdade, eu tb quero um dia rosa. Todas unidas, sempre!

Juliana Cunha
Uberaba MG

É isso ai mulheres, comecem já a se exercitarem... a CURVES - A ACADEMIA DA MULHER apoia esta campanha e está com uma promoção imperdível neste mês. Sua Mamografia (realizada nos últimos 6 meses) vale um super desconto na matrícula.
Aproveitem e venham conferir...

Grazielle
CURVES Uberaba
(34)3314-0071