Programa estruturador de atuação integrada em espaços definidos de concentração de pobreza, criado pelo Governo de Minas Gerais na área de resultados “Diminuição da Pobreza e Inclusão Produtiva”. O objetivo é organizar as diversas ações do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com investimento inicial de R$66,5 milhões, do Tesouro Estadual.
O Travessia busca o desenvolvimento social de forma sustentável, priorizando seis áreas de atuação: saneamento, habitação, moradia e entorno, saúde, organização social, educação e renda. Setubinha e Franciscópolis, no Vale do Mucuri, Jampruca e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Ribeirão da Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) são as primeiras cidades a receberem as intervenções.
O Travessia oferece, também, capacitação e qualificação profissional, especificamente para a população das localidades selecionadas. Depois de qualificadas, as pessoas, se quiserem, podem trabalhar nas obras de infra-estrutura a serem executadas nas próprias comunidades. Um projeto especial foi criado, no âmbito do Travessia, para se ocupar disso: o Usina do Trabalho que vai destinar R$ 10 milhões de reais em cursos de capacitação.
0 comentários:
Postar um comentário