quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desenvolvimento Social - Projeto Travessia atende a 1 milhão de pessoas em Minas:


Vocês conhecem o projeto Travessia? Se você mora em um município mineiro com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), este projeto esta aí ao seu lado. Lançado em 2008, o projeto Travessia leva desenvolvimento social para as cidades mais pobres do estado, promovendo ações nas áreas de saneamento, intervenções urbanas, saúde, capacitação profissional e construção de moradias. 


Em sua mais recente etapa, passa a atender 110 cidades, beneficiando 1 milhão de pessoas em Minas Gerais.

Sem muito barulho, mas com muito resultado, essa foi a solução encontrada por Minas. Para tal, foi feita uma parceria entre as principais secretarias e órgãos públicos. A ação conjunta entre diferentes setores tornou mais abrangente o projeto, que em sua primeira etapa incluía 40 municípios dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce, e do Norte de Minas, além do município de Ribeirão das Neves. Nas cidades beneficiadas são realizadas, simultaneamente, diversas ações para aprimorar a infra-estrutura. São atividades que têm transformado a realidade dos municípios. 

Veja alguns exemplos:
Casas mais seguras, que previnem estragos antes causados pela chuva;
Pavimentação das principais ruas;
Distribuição de filtros de água para os cidadãos.

Esse é um programa extraordinário, que precisa ocorrer no Brasil, nas regiões mais pobres. É a conjugação de esforços. São cerca de 15 secretarias de Estado atuando conjuntamente, como se fosse um grande mutirão em cada um dos municípios de menor IDH. Estamos calçando as ruas, fazendo saneamento, levando educação de melhor qualidade, infra-estrutura em diversas outras áreas; qualificando as pessoas para atividades que tenham potencial naquelas regiões. É algo transformador

Definiu o então governador Aécio Neves, em entrevista.

Além de melhorar a infra-estrutura dos municípios, o Travessia promove cursos, como o de capacitação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com objetivo de intensificar ações de prevenção. O projeto também incentiva o aproveitamento de mão-de-obra local em suas ações, sendo um importante instrumento para gerar emprego e renda.

E as ações não param por aí. Os moradores ainda recebem ambulâncias e automóveis para combate à exploração sexual, alem do monitoramente da saúde de gestantes e bebês como forma de diminuir a taxa de mortalidade infantil. Além disso, nas escolas estaduais, foi implantado o programa Escola em Tempo Integral, que desenvolve atividades culturais, esportivas e aulas de reforço em horário alternativo às aulas regulares, e o projeto de Aceleração da Aprendizagem para reduzir as distorções idade/ano de escolaridade. Alunos do ensino fundamental receberam gratuitamente livros de Português e os alunos do ensino médio receberam livros Português, Matemática, Física, Química, Matemática, Biologia e Geografia.

Isso tudo serve para justificar que, quando o governo federal tinha um ranking nacional de desenvolvimento social, Minas estava sempre em primeiro lugar.

FONTE: 

0 comentários: