De repente a mulher chegou na melhor idade, aquela que é mais madura, sabe onde quer chegar e... Esta passando por um momento marcante na vida pessoal que é a menopausa. Um momento cheio de mitos e medos. Será que agora vamos engordar, envelhecer, morrer?
Mal-estar, alterações de humor, lapsos de memória, insônia, dores de cabeça, ondas de calor. Para diminuir os efeitos, algumas mulheres precisam recorrer a tratamentos hormonais, mas mudar os hábitos de alimentação pode tornar as coisas mais fáceis.
O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos, comece a cuidar melhor do cardápio e procure comer alimentos que ajudam no equilíbrio hormonal. Lembrem-se sempre que o alimento é o seu remédio.
Os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem durante a menopausa - o que contribui para as oscilações de humor. Para evitar a depressão, a irritabilidade e a ansiedade, consuma: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate e verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (beba o chá ou acrescente folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e de sementes; e peixes gordos (sardinha, salmão e cavala) Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignina protegem contra doenças cardíacas, mantêm a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor típicas da menopausa. Consuma: arroz integral; aveia; brócolis; couve-flor; linhaça (uma ou duas colheres de sopa em salada, iogurte e cereal); molho de tomate; pão de soja; repolho; e sementes de gergelim e girassol. O cálcio é importante para as pessoas em qualquer idade, mas torna-se fundamental durante a menopausa, já que nessa fase o risco de osteoporose aumenta bastante. Vitamina D emagnésio também são nutrientes que auxiliam o equilíbrio hormonal.
Um abraço nutricional para as leitoras do blog que pediram esse artigo.
Amely Degraf Terra
1 comentários:
Muito boa a matéria, eu fui uma das que pediram... estou neste momento da vida.
Obrigada,
Maria de Lourdes
Postar um comentário