segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Amely Degraf Terra: Cosméticos Orais...

Queridas amigas, leitoras do Blog Mulher Uberaba, para iniciar nossa semana com o pé direito, como sempre, trago uma matéria especial sobre cosméticos orais, da farmacêutica Ana Carolina Damasceno Costa. 

Espero que gostem e que seja útil. Leiam abaixo... boa leitura!

Um dos apelos dos "cosméticos orais" é a utilização de substâncias encontradas em plantas e em alimentos com propriedades funcionais. Os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados obtidos a partir de plantas medicinais. Como todo medicamento, os fitoterápicos também possuem efeitos colaterais e podem causar reações como enjôos, irritações, edemas e intoxicações. Os medicamentos fitoterápicos devem ser usados com critério e com acompanhamento de um profissional de saúde, tais como nutricionistas, médicos ou farmacêuticos. 


Esses ativos podem ser usados isoladamente ou associados, de acordo com a prescrição médica ou de um nutricionista. A dose diária será adequada pelo médico ou nutricionista de acordo com as necessidades de cada pessoa. Eles podem ser encontrados em drogarias e farmácias de manipulação. 

Licopeno 

É um carotenóide, substância relacionada ao caroteno, pigmento que dá a cor avermelhada ao tomate, à melancia, à beterraba etc. Existe em grande concentração no tomate vermelho. Sua propriedade antioxidante ajuda a minimizar os danos dos radicais livres promovendo a melhora da aparência da pele. Sua dose usual é de 5 a 10 mg duas vezes ao dia. 

Chá verde 

As folhas do chá verde possuem cerca de 30% de compostos polifenólicos, principalmente catequinas, que podem bloquear as alterações celulares que dão origem aos tumores. O efeito antienvelhecimento é explicado pela alta concentração de antioxidantes, mas ainda não há estudos conclusivos sobre as quantidades que devem ser ingeridas para provocar efeitos. Sua dose usual é de 500mg duas a três vezes ao dia. 

"Polypodium leucotomos" 

Nome de uma planta semelhante à samambaia, que cresce na América Central. Já é usada há algum tempo em medicamentos para psoríase, por isso já passou por estudos científicos mais abrangentes. Observou-se que a ingestão do extrato, em doses menores do que as usadas nos medicamentos, pode proteger a pele dos efeitos da radiação solar. Devido a essa propriedade, é considerado fotoprotetor oral. Seu uso via oral não substitui a aplicação de fotoprotetores tópicos, mas potencializa os mesmos. Sua dose usual é de 240mg ao dia. 

Pomegranato 

O Pomegranato ou Extrato de Romã, possui antioxidantes que protegem contra doenças degenerativas. Extraído da casca de romã com grandes quantidades de antioxidantes, o pomegranato atua como antienvelhecimento e preventivo contra doenças degenerativas, como por exemplo o Mal de Alzheimer. Sua dose usual é de 100 a 300mg duas vezes ao dia. 

Resveratrol 

O Resveratrol é uma substância encontrada na casca da uva vermelha e presente, em vários derivados deste fruto, como por exemplo, o vinho tinto. Descoberto há algumas décadas, esta substância atrai os olhares da mídia e da comunidade científica devido à suas propriedades benéficas que funcionam como um ótimo medicamento natural preventivo para várias doenças e ainda auxilia na longevidade celular. O resveratrol possui comprovadas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e, segundo estudos recentes, pode prolongar a longevidade celular em até 40% se consumido diariamente. Sua dose usual é de 10mg ao dia. 

Pycnogenol 

O Pycnogenol ou Extrato de Pinus pinaster, é um extrato natural da casca do Pinheiro marítimo rico em bioflavonóides, sendo um potente antioxidante. Pesquisadores descobriram que o Extrato de Pinus pinaster é de grande valor para a saúde das artérias e da pele, mas o mais importante é que ele combate os radicais livres preservando a integridade celular e atuando de forma sinérgica com uma série de nutrientes essenciais. O Extrato de Pinus pinaster mostrou ser 50 vezes mais potente que a vitamina E, e 20 vezes mais potente que a vitamina C na ação anti-radicais livres. Ele melhora a hidratação e a elasticidade da pele através do aumento da síntese de ácido hialurônico e colágeno. Sua dose usual é de 35 a 140mg ao dia. 


Fontes: CID YAZIGI SABBAG, da Sociedade Brasileira de Laser e diretor do Centro Brasileiro de Psoríase; JOCELEM SALGADO, presidente da SBAF (Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais); SÍLVIA FRANCISCATO COZZOLINO, presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) e professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) - Folha de São Paulo 

Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento individualizado de profissionais de saúde (médicos, nutrólogos, nutricionista, farmacêuticos). 

Ana Carolina Damasceno Costa 
Farmacêutica 
CRF 142158

0 comentários: