segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Kids&Teens: Duda com a Tia Angélica!


Galerinha!!! Novidadessss!!!


A matéria de hoje é sobre a nossa professora Super Star: Tia Angélica. Acreditem é isso mesmo!!! A nossa tia querida! Querida por nós do quarto ano e por todos que já foram seus alunos.

Super Star porque é a nossa estrela! Ela canta, dança, toca violão e conquista seus alunos com os seus encantos.

Nossa professora de português, mas que tem como sua paixão a FILOSOFIA. Olhem só o que ela escreveu para mim:


FILOSOFANDO COM A TIA ANGÉLICA

Se buscarmos no dicionário o significado para a palavra FILOSOFIA, encontramos, na verdade, mais de uma significação. Uma delas me chama a atenção: FILOSOFIA- Sistema individual de valores e princípios que regem a conduta.

Para mim, principalmente, levando em consideração o meu trabalho em Sade de aula, é quase isso. Por quê? Porque, acredito que seja um sistema coletivo, pois nada adianta compreendermos muitos ou todos os valores e princípios, se não soubermos muitos ou todos os valores e princípios, se não soubermos aplicá-los em relação ao outro, em relação à sociedade.

Um exemplo disso, é uma de nossas práticas em sala de aula. Falamos, discutimos muito sobre aceitação às diferenças. O que adianta termos os mais variados textos, travarmos as mais profundas discussões, levantarmos o mais extenso sermão se nós professores, não dermos a chance aos alunos de pôr toda essa teoria, todo esse blá – blá - blá em prática? Por isso, em muitos dias (não todos, até porque os alunos também precisam desenvolver a sua autonomia de escolha), os alunos são orientados a se setarem em dupla com alguém que não tem a menor afinidade ou que é extremamente diferente deles. As crianças começam a desenvolver o diálogo com outras pessoas, porque, durante a tarde em sala de aula, realizam atividades, trocam idéias juntas. Assim sendo, de um jeito espontâneo, cada uma passa a olhar o outro com um olhar diferente, de aceitação e também, desse maneira, cada criança tem a oportunidade de estender o seu leque de amizades.

Ficaria horas escrevendo sobre Filosofia em sala de aula. Em resumo, para mim, á a prática de valores, de princípios... É ATITUDE correta com o próximo. Não é uma tarefa muito fácil já que vivenciamos os mais variados contextos em nosso cotidiano com as mais variadas pessoas. Mas se aprende Filosofia é praticar a teoria, que tal começarmos com esse famoso trecho: “Amar o próximo como a si mesmo” O que você está esperando pra começar?

Essa é nossa professora!! O Filosofo é um conhecedor um sábio e o símbolo da Filosofia é a coruja. A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana.


POWER DICA: Filo + Sophia = AMOR À SABEDORIA



Para acessar nossa coluna Kids&Teens clique no link abaixo:


2 comentários:

Uhu! Tia Angélica!!! A professora mais linda do mundo!!!

Que gracinha Duda, amei a matéria, vc está de parabéns e a Tia Angélica tb.

Beijos,

Carol