segunda-feira, 16 de abril de 2012

A saúde começa pela boca:


Solange Madruga
Cirurgiã dentista



Já diz a sabedoria popular que a saúde começa pela boca e como isso é verdade!
É pela boca que entra os alimentos saudáveis capazes de proporcionar saúde, prevenir doenças e dar ao ser, uma vida saudável e feliz!
É pela boca que sai palavras que podem trazer um ambiente de harmonia e paz àqueles que fazem o bom uso dela.
E para que a boca possa ser um instrumento de saúde é necessário que esteja recebendo diariamente os cuidados necessários para manter-se atraente e funcional.
Os cuidados com a higienização oral são essenciais para um sorriso bonito e uma boca saudável.
Inicialmente é preciso reforçar que higienização oral não é apenas escovar os dentes e passar fio dental. É necessário limpar realmente os dentes em todas as faces (lados) com a escova e passar o fio dental com atenção e cuidado para não ferir a gengiva, mas de maneira que limpe efetivamente as laterais dos dentes, onde a escova não alcança. Cada dente deve ser escovado e passado o fio dental com atenção e carinho. Deve-se escovar e passar o fio dental de frente para um espelho em um local bem iluminado, para que não fique nenhuma região mal escovada. Depois de escovar os dentes e usar o fio dental deve-se escovar raspar bem a língua também, pois a mesma é semelhante a um tapete felpudo e guarda inúmeras bactérias e restos de alimentos entre as papilas gustativas. Quando mal cuidada a língua pode ser um fator de halitose, que além de ser desconfortável é responsável por dispensa em serviço e rompimento de namoros.
A frequência da escovação ideal é aquela realizada todas as vezes que se alimenta. Ficar sempre de boca limpa é o ideal! Para aqueles impossibilitados de se cuidarem adequadamente, fica o conselho de higienizar no mínimo depois das principais refeições e antes de dormir.
Vale lembrar também que uma visita regular ao seu dentista, garante a verificação de qualquer anomalia precocemente e seja uma simples cárie, ou feridas, manchas e caroços são passíveis de um melhor tratamento quando descobertos em seu estágio inicial.

Cuide de seu sorriso! Afinal ele é nossa primeira motivação para sorrir!

0 comentários: