O engenheiro Agrônomo Cirilo Gruszynski, que reside e atua profissionalmente em Gramado, Região das Hortênsias, nos explica que as hortênsias são nativas da Ásia, em especial de regiões da China, Japão, Formosa e Coréia. Adaptam-se bem às regiões temperadas e úmidas, em uma diversidade de solos.
Existem mais de 500 variedades cultivadas no mundo, porém no Brasil somente cerca de uma dezena são encontradas em nossos jardins. A cor das flores é dependente da quantidade de alumínio solúvel no solo, o que está relacionado diretamente com a acidez. Solos ácidos favorecem as flores azuladas e arroxeadas e solos neutros, produzem as flores em tons de rosa e avermelhado.
Os diferentes tons dependem diretamente da variedade, as brancas necessitam de baixa acidez para uma tonalidade pura. Desta forma, conforme o preparo do solo, podemos escolher o tom: coloque calcário dolomítico no solo e terá flores rosa e se quiser o tom azul, adicione sulfato de alumínio, aquele utilizado em piscinas.
Um local à meia sombra é mais adequado, mas se houver umidade suficiente e temperaturas amenas, as hortênsias podem ser cultivadas a pleno sol em seu jardim.
Segundo Cirilo, o segredo para muitas flores está na forma de podar. Como as brotações das plantas necessitam de frio para estímulo da floração, recomenda-se no outono uma poda leve, retirando somente um terço da ponta dos galhos novos que floresceram e uma poda radical nos galhos mais grossos e velhos, que devem ser cortados bem na base para formação de novos ramos com flores no ano seguinte.
Para a paisagista Betina Meirose Peccin, do ponto de vista ornamental, no jardim, a hortênsia é ideal para cobrir barrancos úmidos, junto à cercas, taludes e estradas. Existem variedades de diferentes portes, mas em geral aquelas compradas em vaso chegam ao máximo à 1,2 m de altura.
Sua floração é de novembro a janeiro, mas a dica da profissional é de que muitas vezes é possível novas flores após uma poda leve, logo após a primeira floração. É uma flor de baixa manutenção, de grande valor para jardins clássicos e naturais, sendo de ótima alternativa para pontos sombreados e úmidos, em especial em grandes grupos que encantam pela sua exuberante floração.
1 comentários:
AMEIIIIIIIIIIII A POSTAGEM E AS HOTÊNCIAS MINHAS PREFERIDAS ,PARABÉNS !!!!
Postar um comentário