quarta-feira, 21 de março de 2012

ICBC também é história! - Por Hellen Neves


HOMERO - Poeta épico grego.



Homero é considerado como o poeta épico tradicional da Grécia.É sempre citado como o autor inconteste de dois poemas épicos mundialmente famosos: Ilíada e Odisséia. O primeiro narra o final da Guerra de Tróia e o segundo descreve a inacreditável volta de Ulisses à sua terra natal, após o encerramento da guerra.
No entanto, praticamente nada se sabe sobre a vida de Homero, ou sobre quando viveu, chegando alguns a sugerir sua existência no século XI antes de Cristo, enquanto que outros indicam a probabilidade de ter vivido no século VII antes de Cristo. Há muitos que até duvidam que os poemas épicos sejam da autoria de um homem só.
No entanto, há um traço comum que quase todos os autores aceitam: Homero deve ter sido cego. Dentre os analistas que escreveram sobre o autor de Ilíada e Odisséia, há um que ressalta sua extrema competência como poeta: Marcos Túlio Cícero.
Ao escrever sobre males que podem tornar uma vida miserável, mas que podem ser superados graças à força de cada um, Cícero, em sua Tusculanae Disputationes afirma:
“Homero era cego, segundo a tradição. Seus poemas são verdadeiros quadros: que lugares, que praias, que paragens da Grécia, que tipos de combates, que estratégias de batalhas, que manobras navais, que movimentos de homens e de animais são tão fielmente retratados pelo autor, que parece nos colocar sob os olhos, o que ele mesmo não havia nunca visto! O que é, então, que faltou a esse grande gênio não mais do que a outros homens verdadeiramente sábios, para aproveitar todos os prazeres de que a alma é capaz"

0 comentários: